Sobre o evento

A oitava edição do Encontro Paranaense sobre Modelagem na Educação Matemática, VIII EPMEM, que tem como sede a Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, campus Cascavel, é um marco para a comunidade paranaense de Modelagem, pois será o a primeira edição como um evento oficial da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Regional Paraná. Essa oficialização demarca a legitimidade e o pioneirismo da comunidade de pesquisadores em Modelagem na Educação Matemática Paranaense.

Ao lado disso, considerando a maturidade a que os estudos e práticas de Modelagem chegaram, as comissões organizadora e científica decidiram pelo tema “ Modelagem e sala de aula” por entender que todo o trabalho que desenvolvemos, em maior ou menor grau, depende e se dirige às nossas salas de aula de matemática. Diante disso, esperamos, simultaneamente, atender às demandas práticas concernentes à Modelagem e abrir um espaço ainda mais estreito e produtivo com os professores da Educação Básica e Ensino Superior, sem perder de vista a devida articulação entre o rigor da pesquisa e as ações desenvolvidas no contexto da sala de aula.

A Modelagem Matemática na Educação Matemática, embora consolidada em nível internacional desde meados do século XX, se fortaleceu no Brasil a partir dos anos de 1990. Esse fortalecimento deu margem à criação de eventos específicos com o intuito de fomentar e aprofundar os debates sobre o tema. O EPMEM – Encontro Paranaense de Modelagem na Educação Matemática é um desses eventos com periodicidade bienal e foi reconhecido como um evento oficial Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Regional Paraná, SBEM-PR, durante a assembleia de encerramento do XIV Encontro Paranaense de Educação Matemática, EPREM, no ano de 2017.

Edições anteriores

O EPMEM teve sua origem na UEL – Universidade Estadual de Londrina, que sediou o I EPMEM no ano de 2004, buscando dar visibilidade às discussões realizadas na instituição e colocá-las em debate com professores e pesquisadores de outras regiões brasileiras. Porém, o evento foi além, constituindo-se em um impulso para aproximar diversos pesquisadores que se dedicavam ao tema no estado do Paraná.

O II EPMEM, com o tema “Práticas, Críticas e Perspectivas da Modelagem na Educação Matemática”, realizou-se em Apucarana em 2006 organizado pela FAP – Faculdade de Apucarana.

O III EPMEM, com o tema “Perspectivas da Modelagem Matemática no Ensino”, realizou-se em Guarapuava em 2008 organizado pela UNICENTRO.

O IV EPMEM, com o tema “Modelagem Matemática: Perspectivas Interdisciplinares para o Ensino e Aprendizagem da Matemática”, realizou-se em Maringá em 2010 organizado pela UEM e a FECILCAM – Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão.

O V EPMEM, com o tema “Diferentes Olhares para a Pesquisa e a Prática da Modelagem Matemática na Educação Matemática no Paraná”, realizou-se em Toledo em 2012 organizado pela UTFPR/Campus Toledo.

O VI EPMEM, comemorando os 10 anos de realização do evento, foi realizado na cidade de Curitiba em 2014, sendo organizado pela UFPR e UTFPR/Campus Curitiba e teve como tema central “Rumos e avanços da Modelagem Matemática na Educação Matemática”.

O VII EPMEM - retornou à Londrina e, com uma parceria entre a UEL e a UTFPR, indicando novos núcleos de pesquisa sobre o tema, foi em 2016 e teve como tema “Modelagem Matemática em debate: diálogos, reflexões e desafios”.

VIII EPMEM em Cascavel

Realizado de 18 a 20 de outubro de 2018.