Trabalhos
Submissão de trabalhos até 10 de junho de 2025.
Para a submissão de trabalhos, é necessário que a inscrição de pelo menos um dos autores esteja paga.
E para a publicação do trabalho nos anais do evento, é necessário que todos os autores estejam com suas inscrições pagas.
As chamadas de trabalhos serão organizadas a partir dos seguintes eixos estruturantes:
- Eixo 1 – Tecnologias digitais na formação de professores;
- Eixo 2 – Tecnologias digitais em processos de ensino e aprendizagem;
- Eixo 3 – Pensamento Computacional e Robótica Educacional;
- Eixo 4 – Jogos Digitais e Gamificação;
- Eixo 5 – Pesquisa em Tecnologias Digitais: aspectos históricos, teóricos e epistemológicos.
Os textos podem ser submetidos à análise da Comissão Avaliadora nas modalidades:
- Comunicação Científica (CC): Destinada a trabalhos que apresentem pesquisas concluídas ou em andamento (e, nesse caso, com resultados parciais) relacionadas ao tema central do evento: Tecnologia na Educação Matemática. Devem conter fundamentação teórica, pergunta de pesquisa, objetivos, metodologia, análise de dados e discussões, podendo ser oriundos de pesquisas de graduação, pós-graduação ou de grupos de pesquisa;
- Relato de Experiência (RE) : Modalidade voltada à apresentação e reflexão sobre situações de ensino e aprendizagem, vivenciadas e devidamente registradas e documentadas. Espera-se que o texto inclua descrições detalhadas das ações desenvolvidas, bem como análises e reflexões críticas sobre os resultados, os desafios enfrentados e as possibilidades didáticas. O texto deve ser redigido com clareza e riqueza de informações, de modo a possibilitar a reprodutibilidade da experiência e inspirar outros educadores. Pode ser submetido por professores, pesquisadores, estudantes ou formadores, desde que o foco esteja em uma experiência concreta com intencionalidade pedagógica;
- Práticas de Sala de Aula (PA) : Modalidade exclusiva para professores da Educação Básica, consiste em um resumo expandido que descreva uma prática realizada em sala de aula, com foco na aplicação de tecnologias na Educação Matemática. O objetivo é compartilhar experiências pedagógicas de forma objetiva, evidenciando a proposta desenvolvida, os recursos utilizados, os resultados percebidos e os aprendizados obtidos. O texto deve priorizar a clareza e a aplicabilidade da proposta. Assim como no Relato de Experiência, espera-se que a descrição seja suficientemente detalhada para que outros professores possam se inspirar e, se desejarem, replicar a proposta em seus contextos.
Orientações para submissão
Para cada modalidade de trabalho é disponibilizado um “arquivo padrão” (template) com todas as normas técnicas requeridas para os textos submetidos. Baixe os modelos clicando nos botons abaixo.
Modelo CC
Modelo RE
Modelo PA
Somente serão aceitos os trabalhos que estiverem de acordo com as normas detalhadas no template.
O arquivo deve ser enviado com o nome: “CC” (para Comunicação Científica), “RE” (para Relato de Experiência) ou “PSA” (para Práticas de Sala de Aula) + CPF do 1º autor. Por exemplo: CC01234567890.
O texto deve ser submetido para a avaliação sem a identificação dos autores.
Os textos das modalidades Comunicação Científica (CC) devem conter de 10 a 15 páginas, os na modalidade Relado de Experiência de 08 a 12 páginas e, os na modaliade Práticas de Sala de Aula (PSA) devem conter de 04 a 06 páginas.
Manual de submissão de trabalhos
Clique no botão abaixo e leia sobre o processo de submissão:
manual de envio
Submissão de trabalhos
Para realizar a submissão de trabalhos para o IV EPTEM devem ser realizados os três passos descritos a seguir:
- Cadastro no Portal de Eventos da SBEM - regional Paraná;
- Acesso ao Portal de Eventos;
- Envio do trabalho.
Acesse o portal de eventos da SBEM-Paraná.
portal de eventos